Histórico do Hospital

 

Fundado em 13 de fevereiro de 1947, o Hospital de Caridade de Viamão passou à gestão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1953 e foi por esta entidade filantrópica gerido até o ano de 2006 quando, mercê das dificuldades financeiras, inerentes à área da saúde, a entidade religiosa fez a doação do hospital à Fundação Universitária de Cardiologia - FUC. 

Desde 01 de Novembro de 2006 o hospital está sob a gestão técnica e administrativa da FUC, passando, a partir desta data, a se chamar Instituto de Cardiologia - Hospital Viamão.

Situado no centro da Cidade, o Hospital Viamão, distingue-se como uma instituição de nova geração que, com inserção e comprometimento crescente junto à comunidade, exerce uma gestão profissional sem abandonar os princípios da filantropia, da humanização e qualidade do atendimento.

Nestes, pouco mais de sete, anos sob gestão da FUC, o Hospital Viamão, como hospital geral, tem ampliado o seu papel assistencial em Viamão e na Região Metropolitana com destacada atuação na área de atendimento às Urgências/Emergências que é crescente e onde o Trauma se evidencia cada vez em maior número e com maior complexidade em conseqüência, entre outros fatores, de sua localização na região metropolitana de Porto Alegre.

Distante cerca de 25 km da Capital se constitui hoje em uma alternativa resolutiva na área da saúde não só para a população de Viamão mas também como referência pactuada para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Glorinha.  Por sua localização e resolutividade o Hospital recebe pacientes oriundos destes e dos demais municípios vizinhos principalmente vítimas de acidentes das estradas da região. Esta característica do atendimento, trauma, faz com que o setor de emergência mantenha um quadro funcional de plantonistas que contribui para o elevado custeio do hospital mas, ao mesmo tempo,  dá qualidade e resolução para  o setor desafogando significativamente os gargalos da saúde que se verificam na região de maior densidade demográfica do Rio Grande do Sul.  Hoje o quadro de plantonistas nas 24 h é composto por 3 clínicos, 2 pediatras, 2 cirurgiões gerais, 2 traumatologistas, 1 gineco-obstetra, 1 neurocirurgião, 1 anestesiologista e 1 intensivista.

Mesmo com o aumento da oferta neste ano, em 50% de leitos SUS, o hospital ainda é sub dimensionado para a população de Viamão que gira em torno de 250 mil habitantes (IBGE 2010).

O processo de humanização, diretriz do SUS, é uma preocupação constante de todas as ações de gestão do Hospital. Inserido neste propósito, o Serviço Social foi reforçado nos últimos dois anos contando hoje com 3 Assistentes Sociais, um setor de Ouvidoria e pesquisa permanente de Satisfação do Usuário.

Nesta mesma linha as urgências/emergências são atendidas através de um sistema de triagem com classificação de risco que é executado por enfermeiros, treinados para tal, nas 24h .

 

Copyright © 2013 Instituto de Cardiologia Hospital Viamão